Empréstimo X Antecipação de Recebíveis: qual a melhor opção para empresas?

11/10/2023

Seja para investir ou para quitar dívidas, obter capital de giro é uma das principais necessidades de uma empresa. No momento de obter esses recursos, é comum que surjam dúvidas entre recorrer à antecipação de recebíveis ou ao empréstimo para PJ, ferramentas financeiras que ajudam a manter o capital de giro em caixa.

antecipacao-de-recebiveis

A fim de tirar suas dúvidas sobre qual o melhor método de obtenção de recursos financeiros, na conversa de hoje explicaremos como funcionam a antecipação de recebíveis e o empréstimo, quais as principais diferenças entre as duas modalidades e como o Grupo ViaInvest pode lhe ajudar na obtenção de capital de giro. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

Antecipação de Recebíveis x Empréstimo para empresas: como funcionam?

antecipacao-de-recebiveis

Para saber qual a melhor opção para a sua empresa, primeiramente é necessário conhecer mais profundamente como cada uma funciona. Entenda melhor a seguir.

Empréstimo empresarial: Trata-se de uma concessão de dinheiro oferecida por uma instituição financeira, como fintechs ou bancos, a uma empresa.

Essa operação possui condições específicas: os valores serão devolvidos posteriormente, com acréscimo de juros. É muito comum que as instituições financeiras disponibilizem diferentes tipos de empréstimos para pessoas jurídicas.

Esse mecanismo funciona da seguinte maneira: um credor analisa o perfil e as informações da pessoa jurídica, realiza um cadastro e, após avaliação desses dados, aprova ou reprova a operação. Caso seja aprovada, uma determinada quantia de dinheiro será disponibilizada ao solicitante.

Para que a análise seja realizada, a pessoa jurídica deve enviar diversos documentos para avaliação do banco ou instituição financeira. No entanto, a análise pode levar muito tempo e, em muitos casos, é necessário que a sua empresa tenha uma conta corrente aberta na mesma instituição para que o crédito seja aprovado.

É importante salientar que há a incidência de impostos nas operações de empréstimo. Exemplos incluem o IOF (Imposto sobre Operações de Crédito) e eventuais taxas requeridas pelo banco ou instituição financeira.

Ao solicitar um empréstimo, é comum que os bancos ofereçam um seguro atrelado a essa operação. Trata-se de um produto extra, pago por quem está solicitando o empréstimo. O seguro tem o objetivo de quitar parte ou o valor total do empréstimo em caso de adversidades, como falecimento.

Antecipação de recebíveis: É uma solução oferecida por empresas especializadas e consiste no adiantamento de valores que seriam recebidos pelo seu negócio no futuro.

Quando o comprador adquire um produto e parcela a compra em, por exemplo, quatro vezes, o proprietário do estabelecimento pode levar até 120 dias para receber todo o valor da venda, o que pode causar problemas ao seu fluxo de caixa. No entanto, ao contratar uma antecipação, ele pode receber o dinheiro em poucos dias. A antecipação de recebíveis também é chamada de adiantamento de recebíveis ou desconto de duplicatas.

Ou seja, trata-se de uma solução de crédito empresarial que propõe a antecipação de receitas oriundas de vendas mercantis ou prestação de serviços a receber, visando ajustar fluxo de caixa, alavancar negócios e aderir às oportunidades atrativas junto aos seus fornecedores. Em outras palavras, é gerar crédito à vista com taxas competitivas.

Esse processo funciona da seguinte forma: o empresário interessado em adiantar os seus recebimentos entra em contato com um banco ou fintech que ofereça essa modalidade de crédito para empresas, a fim de conhecer as condições envolvidas na transação. 

Nesta operação, a instituição financeira informa ao solicitante as taxas de juros que serão descontadas do valor antecipado e o prazo para que o dinheiro fique disponível na conta do empresário. 

Em seguida, ele escolhe quais notas deseja adiantar e faz o pedido de antecipação de recebíveis. Além de parcelas de cartão de crédito, a instituição financeira pode antecipar o pagamento de cheques pré-datados e duplicatas, assumindo o recebimento dos títulos que foram adiantados.

Essa linha de crédito é ideal para empresas, pois ela trabalha com vendas já realizadas.

Quais as diferenças entre empréstimo e antecipação de recebíveis?

antecipacao-de-recebiveis

Agora que já conceituamos e explicamos o funcionamento de ambas as modalidades de obtenção de capital de giro, falaremos mais a fundo sobre as diferenças entre elas.

Existência de dívida: A primeira diferença está na existência de uma dívida. Como explicamos acima, no empréstimo, há a concessão de uma quantia que deverá ser futuramente devolvida. Já na antecipação, a operação é marcada pela autoliquidez, ou seja, não há uma dívida vinculada à empresa, pois meramente há um adiantamento dos valores que já seriam recebidos.

Velocidade da liberação: Por envolver vendas que já foram efetuadas, na antecipação de recebíveis a liberação do dinheiro geralmente ocorre em poucos minutos. Já nos empréstimos, o processo de análise e liberação pode demorar bastante, consumindo tempo precioso; 

Burocracia: Os empréstimos costumam envolver longas análises e burocracias exaustivas. Já na antecipação de recebíveis, a necessidade do envio de documentos é bem menor e as avaliações são feitas em poucos minutos;

Taxas: Os empréstimos envolvem a incidência de impostos e taxas, representando um custo que muitas vezes pode ser desagradável ao empreendedor. Na antecipação, por outro lado, é descontada apenas uma pequena porcentagem sobre o valor que será antecipado;

Riscos: Os empréstimos são, efetivamente, dívidas. Caso a pessoa jurídica não consiga cumprir com o acordo, haverá incidência de multas pesadas e há risco de acionamento judicial. Na antecipação não há esse risco, pois a empresa já tem direito aos valores e as taxas são descontadas diretamente do valor antecipado.

Agilidade e comodidade: empréstimos envolvem negociações e, muitas vezes, idas ao banco. Já a antecipação de recebíveis do Grupo ViaInvest é realizada de forma 100% digital, garantindo a agilidade e comodidade que você precisa no momento da contratação.

Como o Grupo ViaInvest pode ajudar na antecipação de recebíveis?

antecipacao-de-recebiveis

Como evidenciamos acima, a antecipação de recebíveis é uma alternativa consideravelmente mais vantajosa que o empréstimo empresarial. Quando se trata de realizar essa operação, é importante contar com uma equipe de especialistas capazes de mostrar qual a melhor solução para o seu negócio. Por isso, caso você ainda tenha dúvidas sobre qual solução é a mais adequada ao seu perfil, consulte a nossa equipe de especialistas!

O Grupo ViaInvest tem 20 anos de experiência, oferecendo as melhores soluções financeiras para empresas! Nosso objetivo é gerar oportunidades de crédito e investimento sem deixar de lado a qualidade, ajudando empreendedores a aumentarem seus negócios de maneira sustentável.

Interessado(a) em trazer as nossas soluções de crédito para o seu negócio? Entre em contato conosco e fale com nosso time de especialistas!

Quer conhecer mais soluções de pagamento, crédito e fundos de investimento? Confira o nosso site e acompanhe o nosso Blog para não perder nenhuma novidade! Nos siga nas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro de todas as nossas novidades! Até a próxima!

Tags:

Crédito
Empréstimo
Finanças

Publicações relacionadas

Principais cuidados ao buscar crédito para sua empresa
Saiba como obter capital de giro utilizando sua máquina de cartão
Crédito de fomento à produção para aquisição de matéria-prima: como funciona?
Crédito para Condomínios: como funciona e quais as vantagens?
5 vantagens da Antecipação de Recebíveis