Antecipação na máquina de cartão: como funciona e por que utilizar?

18/08/2023

As vendas no cartão já representam a maior parte da movimentação financeira no varejo, no entanto, apesar de facilitar as transações e aumentar o volume de vendas, o prazo para recebimento das vendas parceladas pode acabar prejudicando o fluxo de caixa das empresas. Nesse contexto, a antecipação na máquina de cartão se torna a melhor forma de vender à prazo sem comprometer o seu fluxo de caixa.

antecipacao-na-maquina-de-cartao

No artigo de hoje explicaremos como funciona a antecipação na máquina de cartão e quais as vantagens de contar com essa solução na sua empresa. Confira mais a seguir!

Antecipação na máquina de cartão: como funciona?

antecipacao-na-maquina-de-cartao

A antecipação de recebíveis de cartão acontece quando o empreendedor solicita à administradora da máquina o adiantamento de valores referentes a vendas feitas por meio do cartão de crédito, sejam parceladas, sejam à vista.

Com isso, é possível receber em no máximo 1 dia útil os pagamentos feitos no cartão de crédito, por exemplo. No caso da ViaInvest, caso a solicitação seja feita até as 12:00, você recebe no mesmo dia! Ou seja, não é necessário aguardar 30 ou 45 dias, conforme a administradora, para ter o dinheiro na conta.

Essa redução no prazo de recebimento é o motivo pelo qual muitas empresas optam pela antecipação de vendas, pois ela permite que o gestor receba o pagamento pelas vendas realizadas dentro de um prazo muito menor do que aqueles normalmente praticados pelas adquirentes. 

É claro que essa operação não vem sem um custo. Contudo, as taxas cobradas para realizar a antecipação de vendas parceladas são muito menores do que as praticadas em outras linhas de crédito, como o empréstimo.

Essas taxas variam de empresa para empresa e são calculadas de acordo com o número de dias de antecipação do pagamento. Além disso, elas também são calculadas independentemente da taxa administrativa do cartão, que já é cobrada invariavelmente.

Antecipação na máquina de cartão e obtenção de capital de giro utilizando a maquininha de cartão: qual a diferença?

antecipacao-na-maquina-de-cartao

Embora ambas as soluções utilizem valores de vendas a receber e tenham taxas mais vantajosas devido às garantias de menor risco que implicam, há algumas diferenças muito importantes a serem observadas. Entenda:

A antecipação de vendas a prazo é uma operação de microcrédito de um valor que o empresário já receberia de qualquer forma, porém que está sendo apenas adiantado à vista. Ou seja, o gestor não precisa se preocupar com juros ou em devolver esse dinheiro futuramente em parcelas, evitando o endividamento que isso pode acarretar. 

Já a obtenção de capital de giro usando a maquininha de cartão, também conhecida como crédito fumaça, é uma linha de crédito na qual uma instituição financeira concede um crédito para o empresário e usa os recebíveis futuros dele para liquidar o pagamento dessa dívida. Caso o faturamento dos meses seguintes à obtenção do crédito seja insuficiente para cobrir a quantia “emprestada”, o gestor pode acabar se endividando. Contudo, esse risco tende a ser baixo, pois as instituições financeiras concedem o crédito levando em consideração o padrão de faturamento da empresa.

Quais as vantagens de realizar a antecipação na máquina de cartão?

antecipacao-na-maquina-de-cartao

A antecipação de recebíveis de cartão possui diversas vantagens para a sua empresa. Confira algumas delas a seguir:

1 – Gerar fluxo de caixa: a antecipação de vendas parceladas permite que você receba antes da data de vencimento contratada com a operadora do cartão. Isso pode ajudar nos momentos que você precisar de caixa para quitar as despesas referentes àquele mês e equilibrar as contas. Além disso, você também pode garantir o pagamento de fornecedores, permitindo que você realize investimentos maiores a fim de expandir sua empresa.

2 – Taxas menores que as outras linhas de crédito: as taxas praticadas na antecipação na máquina de cartão são consideravelmente menores do que as praticadas nos empréstimos empresariais. A burocracia envolvida no processo também é muito menor, afinal, a venda já foi realizada e a aprovação do pedido não depende de especulação.

3 – Facilidade de obtenção: Conforme mencionado no item anterior, o recebimento é feito com base em uma venda já realizada, o que diminui os requisitos de garantias.

4 – Comodidade no processo: A antecipação na máquina de cartão ajuda o empresário a planejar o pagamento de suas dívidas, além de ser um processo bastante flexível e sem burocracia.

Quando se trata de realizar a antecipação de vendas parceladas, é necessário contar com uma equipe de especialistas capazes de mostrar qual a melhor solução para o seu negócio. Por isso, caso você ainda tenha dúvidas sobre qual fundo é melhor para o seu perfil, consulte a nossa equipe de especialistas!

O Grupo ViaInvest tem 20 anos de experiência, oferecendo as melhores soluções financeiras para empresas! Nosso objetivo é gerar oportunidades de crédito e investimento sem deixar de lado a qualidade, ajudando empreendedores a aumentarem seus negócios de maneira sustentável.

Interessado(a) em trazer as nossas soluções para o seu negócio? Entre em contato conosco e fale com nosso time de especialistas!

Quer conhecer mais soluções de pagamento, crédito e fundos de investimento? Confira o nosso site e acompanhe o nosso Blog para não perder nenhuma novidade! Nos siga nas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro de todas as nossas novidades! Até a próxima!

Tags:

Antecipação
Crédito
Gestão
Mercado

Publicações relacionadas

A queda da Taxa SELIC: Perspectivas e estratégias para o mercado de crédito
Sistema Open Banking: O que é e como funciona?
Capital de Giro para a Black Friday
Saiba como identificar seu perfil de investidor e encontrar a melhor aplicação para você
Conta digital para empresas: como funciona e quais as vantagens?
Análise de crédito empresarial: saiba como funciona