Fundos de Investimento: Conheça as diferenças entre as cotas e saiba qual escolher

20/06/2023

Quando se fala em renda fixa, é comum pensarmos em risco baixo e rendimentos modestos. Dentre os fundos de investimento, os FIDC (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) se destacam por sua alta rentabilidade.

fundos-de-investimento

Os FIDCs são fundos de investimento que aplicam em títulos de crédito criados a partir de contas a receber de uma determinada empresa. Eles reúnem recursos financeiros de diversos investidores para uma aplicação em conjunto. Dívidas como aluguéis, cheques, duplicatas ou valores que foram parcelados no cartão de crédito são convertidas em títulos e vendidas a terceiros.

Esse tipo de fundo de investimento pode oferecer vantagens para quem busca aliar lucro com diversificação.

Quais são as principais vantagens dos FIDC? Quais são as diferenças entre as cotas?

fundos-de-investimento

Por suas características, a grande vantagem para o investidor do FIDC é contar com uma possibilidade de rentabilidade superior a outros investimentos de renda fixa. Alguns fundos, inclusive, oferecem mais de 120% do CDI.

Além disso, o FIDC permite negociação no mercado secundário. O investidor pode resgatar seus recursos antes do período de vencimento do fundo.

Outro ponto de destaque é a atuação de um gestor profissional, que é autorizado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e faz a administração do patrimônio dos fundos de investimento.

Os FIDCs também são categorizados por agências classificadoras de risco, o que possibilita ao investidor conhecer melhor os riscos envolvidos.

Quanto às quotas de investimento, os FIDC têm a diversidade de categorias como um dos seus maiores destaques.

Apesar de ser caracterizado como renda fixa, ele costuma ser dividido em cotas seniores (em sua maior parte), e por algumas cotas subordinadas.

Sênior: possuem preferência para efeitos de recebimento de amortização e juros;

Mezanino (Subordinada Preferencial): se subordinam no resgate, e nos pagamentos de juros e amortizações em relação às cotas seniores, mas têm prioridade diante da Subordinada;

Subordinada (Subordinada Ordinária): geralmente são adquiridas pela empresa que origina os recebíveis que o fundo adquire, mas podem ser também vendidas a investidores. Funcionam como uma espécie de garantia ou colateral prestada pelo cedente dos direitos creditórios, servindo como colchão para absorver eventuais inadimplências por parte dos sacados, bem como outras despesas do fundo e oscilações que impactem negativamente o cotista sênior. Contudo, por assumir maior risco, o cotista subordinado recebe um valor maior se o fundo se valorizar acima do esperado

O fundo também pode ser aberto, com a possibilidade de entrada e saída de cotistas a qualquer momento, ou fechado, com saída apenas no vencimento.

Com quais tipos de FIDC o Grupo ViaInvest trabalha?

fundos-de-investimento

Agora que você já sabe mais a fundo sobre os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios, é importante mencionarmos que o Grupo ViaInvest possui 4 tipos de FIDC e a escolha pode variar de acordo com o objetivo e perfil do investidor. Conheça mais sobre os tipos a seguir:

1 – FIC FIDC ViaInvest:

Tem como principal objetivo adquirir cotas de fundo de investimentos em direito creditório cuja consultoria de crédito seja realizada por empresas do Grupo ViaInvest. Este tem um papel de captação e aplicação por meio da aquisição destas cotas conforme as estratégias definidas para cada fundo.

Este fundo é aberto e busca a valorização de suas cotas por meio da aquisição pelo Fundo de cotas de emissão de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC).

A aplicação mínima é de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), apenas no primeiro aporte por investidor.

2 – FIDC ViaInvest:

É um fundo de investimento estruturado para adquirir recebíveis emitidos pelos fornecedores de empresas nos segmentos comercial, industrial e prestação de serviços, de pequeno e médio porte, além de adquirir outros tipos de recebíveis em segmentos diversos para garantir a pulverização setorial e regional da carteira. Boa parte das empresas que atuarão como devedores dos recebíveis são submetidas à auditoria de balanço anual.

Este fundo é fechado, com 120 dias corridos de prazo médio da carteira. Aqui, o foco é a captação de recursos para aquisição de Direitos Creditórios.

3 – FIDC Multiplik:

É um fundo de investimento fechado, não padronizado e com o objetivo principal de adquirir recebíveis emitidos pelos fornecedores de empresas de pequeno e médio porte, além de adquirir outros tipos de recebíveis em segmentos diversos para garantir a pulverização setorial e regional da carteira. Assim como no FIDC ViaInvest, grande parte das empresas devedoras dos recebíveis são submetidas à auditoria de balanço anual.

A aplicação mínima é de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), apenas no primeiro aporte por investidor.

4 – Times FIDC Multissetorial:

Trata-se de um fundo fechado, estruturado com o objetivo de adquirir recebíveis emitidos pelos fornecedores de empresas no segmento alimentício, de pequeno e médio porte, além de adquirir outros tipos de recebíveis em segmentos diversos para garantir a pulverização setorial e regional da carteira. Boa parte das empresas que atuarão como devedores dos recebíveis são submetidas à auditoria de balanço anual.

Esse fundo deverá alocar, no mínimo, 51% de seu Patrimônio Líquido em Direitos Creditórios que não estejam vencidos e que devem ser performados. O prazo médio dessa carteira é de 90 dias.

fundos-de-investimento

As quotas de todos os fundos acima são destinadas exclusivamente a investidores qualificados e/ou profissionais.

Além disso, é importante ressaltar que todos os quatro fundos citados são investimentos de alta rentabilidade! Caso você ainda tenha dúvidas sobre qual fundo é melhor para o seu perfil, consulte a nossa equipe de especialistas!

O Grupo ViaInvest tem 20 anos de experiência, oferecendo as melhores soluções financeiras para empresas! Nosso objetivo é gerar oportunidades de crédito e investimento sem deixar de lado a qualidade, ajudando empreendedores a aumentarem seus negócios de maneira sustentável.

Interessado(a) em trazer as nossas soluções para o seu negócio? Entre em contato conosco e fale com nosso time de especialistas!

Quer conhecer mais soluções de pagamento, crédito e fundos de investimento? Confira o nosso site e acompanhe o nosso Blog para não perder nenhuma novidade! Nos siga nas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro de todas as nossas novidades! Até a próxima!

Tags:

Crédito
Finanças
Mercado

Publicações relacionadas

A queda da Taxa SELIC: Perspectivas e estratégias para o mercado de crédito
Sistema Open Banking: O que é e como funciona?
Capital de Giro para a Black Friday
Saiba como identificar seu perfil de investidor e encontrar a melhor aplicação para você
Conta digital para empresas: como funciona e quais as vantagens?
Antecipação na máquina de cartão: como funciona e por que utilizar?